Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Project-finance reduz 85 milhões ao passivo

Ir para baixo

Project-finance reduz 85 milhões ao passivo Empty Project-finance reduz 85 milhões ao passivo

Mensagem  Admin Sáb maio 03, 2008 12:56 pm

“O acordo entre o Sporting e as duas entidades bancárias que suportam o seu Project-finance está praticamente fechado. Existe um acordo de princípio mas ainda não há nada assinado, e quem
disser o contrário estará a mentir. Espero assinar este acordo no decorrer do mês de Maio”, prevê o presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, esclarecendo que “isto nada tem a ver com a SAD ou com o futebol, mas sim com a saúde financeira de todo o grupo Sporting”.

É com orgulho que o líder leonino confirma a iminência deste acordo que permitirá reduzir substancialmente o passivo. “Quando entrei para o clube propus a redução do passivo para 150 milhões e é por isso que vou lutar até ao fim. O objectivo é que, após esta renegociação, ele fique de facto entre os 150 e os 160 milhões – neste momento ainda é impossível dizê-lo. Falamos de todas as contas consolidadas do Sporting. A ideia é trabalhar num plano formatado para deixar o clube em posse de todas as ferramentas necessárias para ser uma entidade credível e governável por muitos anos.”

Exemplo

O presidente do Sporting afirma que o processo que levará à redução do passivo é inovador. “Estamos a trabalhar para criar um modelo de funcionamento que possa ser um exemplo para todo os clubes portugueses”, diz Soares Franco. Aspecto fulcral da renegociação é o fim da obrigatoriedade de vender jogadores para encaixar 5,5 milhões/ano, como tem acontecido, com reflexos na perda de competitividade da equipa de futebol.
Incluídos no novo Project-finance estão os passes de João Moutinho e Miguel Veloso, mas
estes serão dados apenas como garantia, sem qualquer obrigatoriedade de venda ou encaixe. Em contrapartida, são libertadas importantes verbas que, mais tarde, serão saldadas com a venda de jogadores, mas sem a pressão para o clube de cumprir prazos anuais.

Uma das maiores dificuldades que o Sporting tem sentido é satisfação do serviço da dívida, demasiado elevada. Só em 2007 foram pagos 17 milhões de euros de juros aos financiadores. Com esta renegociação, a verba vai baixar consideravelmente, melhorando, por isso, também as condições para gerir o clube.
Outra novidade será o estabelecimento do prazo de 20 anos para a redução gradual do restante endividamento. Antes desta operação em vias de conclusão, Soares Franco já tinha conseguido
baixar o passivo leonino de 271 milhões para 238 milhões de euros.

BCP é maior credor

Um pormenor que Soares Franco faz questão de esclarecer é que “o maior credor do Sporting é o BCP e não o BES, ao contrário do que as más-línguas vêm dizendo. O Project-finance é que está repartido pelos dois bancos. Todos os produtos imobiliários do Sporting foram construídos em acordos com o BCP. Por exemplo, os 35 milhões da MDC são para entregar, na totalidade, ao BCP”, admite o presidente do clube de Alvalade. (in Record)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 136
Data de inscrição : 26/04/2008

https://forumdabola.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos